13 de maio de 2012

Um post de um comentário a um comentário... ideias para o espaço cinzento... precisam-se...

O mais curioso é este sistema que nos põe dependentes de electricidade/gás/água, renda de casa, ir ao supermercado comprar comida... primeiro vendem-nos uma série de coisas dizendo que é uma melhoria de vida, isto só serviu para muitos enriquecerem numa sociedade consumista, mas depois quando já temos essas coisas, ficamos escravizados, continuando a pagar por elas para eles poderem continuar a tirar rendimento. Chamo a isto a escravatura moderna, nem sequer nos apercebemos de que acabamos por ser escravos de um sistema que seria para melhorar a nossa vida.
O mais interessante é que a maioria das pessoas já nem sabe sobreviver de outra maneira... nem sequer plantar para comer, nem criar galinhas ou coelhos, pescar, não sabe fazer mais nada do que o ensinaram a fazer, por vezes, a vida inteira... e até nisso o sistema se precaveu para as pessoas não voltarem a ser independentes do sistema... com papeladas, taxas, multas... uma série de coisas que, quando o subsídio de desemprego termina, elas ficam de mãos atadas ou braços caídos... porque se quiserem fazer a mínima coisa (o tal empreendedorismo) têm que meter a papelada e gastar dinheiro (que não têm) seja numa empresa unipessoal ou recibos verdes ou então (vira-se o feitiço contra o feiticeiro) e ganha a ilegalidade e o mercado paralelo... que desenrasca o presente mas ainda as vai prejudicar mais no futuro... e de quem é a culpa?
Dos governantes que não arranjam uma alternativa intermédia... tanto querem controlar tudo que ajudam a asfixiar e a paralizar um país.
O Coelho fala no assunto como se tivesse a falar de pessoas com dinheiro suficiente para poderem investir numa ideia e arriscar dinheiro que até nem conseguem emprestado por não terem garantias para dar ao Banco ou cunhas... porque se emprestam milhões em troca de papeis de bolsa que de repente podem ser lixo, mas pessoas que vivem mês a mês do seu trabalho nem sequer têm a oportunidade de pôr uma boa ideia a funcionar e isto mostra como pensa aquela cabeça de coelho que não faz a mínima ideia do que está a falar porque parece viver num país paralelo ao país real onde, realmente, vive a grande maioria da população.
O ridículo da situação é ele ser 1º Ministro dessa maioria... parece quase humor negro.
Até tenho algumas ideias sobre como arranjar oportunidades para as pessoas poderem tentar sobreviver nesse espaço de tempo entre empregos ou até à reforma  mas, mesmo o Estado não gastando dinheiro, tinham que criar outro tipo de leis, mais práticas para esse hiato de tempo, e não pensarem tanto que cada cidadão tem que dar mais de 35% de impostos porque, a outra alternativa, é ficar parado, empurrando-o quase à força para a ilegalidade... isto não pode ser só preto e branco, lida-se com pessoas e não números, há que existir o cinzento.

20 comentários:

  1. Eu até acho mais: tem que existir o arco-íris!!

    Porque neste momento só exite negro, que é cor da vida que estas criaturas nos estão obrigando a suportar!

    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que dizer. A situação vista deste lado parece tão caótica. É como se estivessem a fazer “remendos” de pouca ou nenhuma rentabilidade. Se Passos Coelho lá está, foram os eleitores que lá o colocaram... e lá continuará por mais um tempo...

    ResponderEliminar
  3. Isa
    Ando para aqui a ver se ganhava inspiração para escrever um post a propósito do 13 de Maio. Qunatas vezes eu não gostava de ser crente nesta e noutras Santas e aí depositar a resolução dos meus problemas. Pois! Mas não sou capaz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. São

    A situação está mesmo negra, com mais de 1 milhão de desempregados e como o número não pára de crescer, até as pessoas que têm algumas economias vão acabar por as gastar, vender o que lhes resta e depois quero ver onde o Estado irá arranjar o tal rendimento mínimo para tanta gente... se eles não se despacham a mudar qualquer coisa... acabamos todos por ir ao fundo numa economia completamente paralizada.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Catarina

    A situação está e vai ficar ainda mais caótica...

    Isso de se pôr lá o Coelho não é assim tão linear, há sempre os que não vão votar, e o resto dos votos são divididos por vários Partidos e quem fica em 1º tem direito a uma fatia maior de Deputados e mesmo assim o PSD teve que se juntar ao CDS para ter uma maioria de Deputados... o CDS junta-se com qualquer um... querem é tachos... se fosse com o PS aposto que até faziam o mesmo... mas nesta caldeirada toda a verdade é que até o Presidente da República que se intitula escolhido pela maioria, tirando a abstenção e os que votaram noutros candidatos, foi eleito por menos de 25% dos portugueses... isto é ridículo mas a Democracia não será assim tão democrática como parece :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Isa!

    Como diz a "folha seca" no anterior comentário, e olhando à enchente de ontem em Fátima, o único remédio para escapar a este clima deprimente parece passar pela fé religiosa.Porque fé nesta tropa fandanga que há décadas tomou o aparelho de estado de assalto há muito que se esgotou, e eles próprios estão esgotados de ideias. Se é que alguma vez as tiveram, para além de cuidarem e defenderem os seus próprios privilégios e mordomias - que muitos continuam a manter apesar do país estar na bancarrota...Isto não é um país a sério!

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. folha seca

    Se as pessoas estiverem à espera de milagres para resolverem todos os seus problemas... o que até seria bastante cómodo, o país vai mesmo ao fundo.
    Acredito em milagres mas temos sempre que dar uma ajudinha... nem que seja ter fé em nós e acreditar que conseguimos...
    Isto é o mesmo que atravessar à frente de um camião... e o tal ditado... fia-te na Virgem e não corras...

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. O cinzentismo está a progredir.
    Consegue, o que é péssimo, tornar as nossas ideias escuras.

    É o meu caso nesta altura.

    ResponderEliminar
  9. vitorchuvashortstories

    ... bom, pelo que ouvi... o negócio das velas nunca foi tão grande...
    E não entendo uma coisa... até era bom se fosse só uma ;)porquê pensar que as pessoas não podem alterar nada? só os políticos ou a religião?
    Juntam-se para rezar e não se juntam para pôr os políticos na ordem...
    Esta velha mania que algo ou alguém nos vai dar a solução para tudo... e foi assim que o país acabou com estes políticos porque foram as próprias pessoas que deixaram... algumas até elegeram novamente corruptos...
    Claro que aquelas que nunca se interessaram por política e fazem disso uma bandeira e têm muito orgulho de nunca terem votado... estariam à espera de quê? Aposto que muitas delas agora estão a pedir por um milagre...
    Há coisas que não temos controle nas nossas vidas mas outras... até deve ser pecado pedir milagre por elas.

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Observador

    Quando falo em cinzento, falo das leis que nunca prevêem um meio termo em situações extraordinárias... a sociedade não tem que se adaptar às leis mas... as leis à sociedade que está a mudar a um ritmo alucinante e, os políticos, até parece que só sabem trabalhar em câmara lenta... quando têm as estatísticas do desemprego elas já devem estar desactualizadas... numa altura destas, deviam antecipar os acontecimentos mas para piorar a situação, ainda têm que perder tempo a "pedir batatinhas" aos chefes que estão a kms de distância, em Bruxelas, e que ainda parecem mais estúpidos do que os que estão cá.
    A Dinamarca é que foi esperta, anexou a coroa ao euro, e, pelos vistos a economia não anda neste sufoco e apesar de, mais de metade, da população também receber, pelo menos, um dos vários subsídios possíveis, isso acaba por fomentar a própria economia.
    Nós temos o tal vício de pensar que alguém vai tratar dos nossos problemas, fomos a correr para a U.E.... e lá vai mais um ditado popular... quem não toma conta do que é seu... o Diabo o leva...:D
    Tantos ditados acertados que o povo tem... mas, pelos vistos, há muito tempo que os deixou de usar :D

    Não estamos a ficar cinzentos... será mais para o esverdiado... este país dá vómitos :-*

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Excelente desabafo e bom retrato. É mesmo isso...
    Só que eu não me contento
    que haja cinzento

    temos direito ao arco-íris!

    ResponderEliminar
  12. Rogério Pereira

    Este coelho anda bem abastecido... 2 latas de tinta, uma em cada pata... qualquer arco-íris que se atravesse no caminho... enfia os bigodes na tinta e cobre-o logo de cinzento :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Olha seja qual for ou tenha sido o governo, isto para mim não é democracia, é como tu dizes e muito bem escravatura moderna. Estamos colectados e "capados" para poder fazer qualquer coisa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Santos

    A meia dúzia de tarecos, maquinetas, não andar a acartar água da fonte e não usar o candeeiro a petróleo ou as velas está-nos a custar os olhos da cara... e o mais engraçado, é que se não pagarmos, no fim do mês, aquilo que eles querem e lhes apetece (e ao que parece ainda lhes estamos a dever dinheiro)... ficamos pior do que antes... nem há a hipótese de fazer uma fogueirinha, nem plantar meia dúzia de couves e de batatas :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Sim Isa tens razão, já nos contentávamos com o cinzento, mas infelizmente estamos condenadas ao preto.
    Claro que lhes convém esta situação porque para eles há sempre "cores" :(

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Fê-blue bird

    ...e não é só o Coelho & Cª... há muitos que se vangloriam de ganhar mais dinheiro em tempos de crise económica...

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Uma neta da minha irmã que anda no 3º ano de escolaridade está a desenvolver na escola um "projecto" que se intitula "Como formar uma empresa"!
    Isto já são instruções do Crato para que aprendam cedo a "oportunidade" de criarem o seu próprio emprego!
    Valha-nos "sei lá quem"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Rosa dos Ventos

    :-| no 3º ano... é inacreditável
    ...espero que também ensinem quantos impostos vão pagar e o que fazer quando a empresa abrir falência e o Banco quiser o dinheiro de volta lol lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Acho que já li este texto num sítio qualquer... ;)

    ResponderEliminar
  20. Zé da Trouxa

    Eu avisei... comentário a um comentário :D

    ResponderEliminar